PSG - Programa Senac de Gratuidade

Gente ai vai uma dica para quem está sem grana para por se profissionalizar e entrar no mercado de trabalho. O Senac - Ce esta recebendo inscrições para diversos cursos. No Interior, o período de inscrições será reaberto, de 5 a 14 de fevereiro, para o preenchimento das vagas ociosas. Em Fortaleza, a previsão é que novo edital seja lançado em julho para os cursos que ocorrerão no segundo semestre.
Algumas informações referente ao Programa:
Requisitos
O PSG é resultado de acordo firmado no ano passado com o governo federal que resultou no decreto nº 6.633, de 5 de novembro de 2008. A partir deste ano, serão destinados 20% da receita compulsória da instituição para cursos gratuitos; em 2010, 25%; em 2011, 35%; em 2012, 45%, em 2013, 55%, até chegar a 66,6%, em 2014.
Para concorrer a uma vaga, os interessados devem satisfazer as seguintes condições: atender aos pré-requisitos do curso escolhido; possuir renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo federal; estar matriculado ou ser egresso da educação básica; ser trabalhador desempregado ou empregado.
O que é o Programa Senac de Gratuidade?
O Programa Senac de Gratuidade, também conhecido como PSG, é mais uma ação da Instituição para promover a inclusão social. O PSG oferece, a partir de 2009, vagas gratuitas em cursos de educação profissional, da Formação Inicial e do Nível Técnico, com custo zero à população brasileira de baixa renda.

Como o Programa funciona?
Como está presente por todo o Brasil, trabalhando com diferentes realidades, o Senac de cada estado irá anunciar à população, por meio de jornais ou outros meios de comunicação, os cursos disponíveis, o número de vagas, as unidades que realizarão os cursos e os turnos em que eles serão oferecidos.

Quem pode participar do Programa?
O PSG foi criado para atender às necessidades da população de baixa renda. Ou seja, pessoas cuja renda familiar mensal por pessoa não ultrapasse um salário mínimo e meio - a referência é o salário mínimo federal. Os candidatos a essas vagas devem ser alunos que estejam cursando, ou já tenham concluído, a educação básica e trabalhadores empregados ou desempregados. É importante dizer que os que atenderem as duas condições - aluno e trabalhador - terão prioridade.
Fonte: Senac - Ce

Nenhum comentário: