BlogBlogs



Oiiiiiii!

Desculpa a demora para postar alguma novidade, mas estava até o pescoço de serviço!! Mas enfim, hoje resolvi postar uma matéria que li no Portal Verdes Mares que achei muito legal e gostaria de divulgar um pouco sobre indexadores que são sites que coletam e classificam artigos escritos por pessoas no mundo inteiro. O BlogBlogs, um desses sites, é o tema do Zona Cyber do dia 08 de junho de 2007 foi justamente esse.Veja trechos da matéria logo abaixo ou clique aqui para ler a matéria inteira.


Não basta ter um blog, é preciso indexá-lo e divulgá-lo para o resto do mundo através de indexadores. Até bem pouco tempo, as opções eram sites americanos, como o Technorati, um problema para aqueles sem familiaridade com o inglês. Pensando nisso, o mineiro Manoel Lemos, de 32 anos, criou o BlogBlogs (www.blogblogs.com.br), que se auto-intitula o maior site de indexação, ranking e busca de blogs do Brasil.
Formado em Engenharia da Computação pela Unicamp, Lemos passou maus bocados para realizar o projeto. Depois de muita insônia e brigas com a noiva, surgiu, em março de 2006, o BlogBlogs.
Hoje com 17 mil usuários cadastrados e mais de 2 milhões de visitas únicas por mês, o BlogBlogs ficou mais conhecido no Carnaval deste ano, "quando soltei uma versão nova com várias melhorias e bem mais seriamente", explica o criador.
Como funciona
O BlogBlogs é uma ferramenta para você divulgar blogs, fotologs, videologs e podcasts.
O principal requisito é ter um feed de RSS, que é a forma de disponibilizar o conteúdo do site de maneira a ser lido pelo sistema. É através deste feed que o BlogBlogs identifica novidades no seu blog e lança um aviso chamado ´ping´.
´Ping´ é o mecanismo utilizado por sites e blogs para notificar outros sites ou sistemas de que existem novidades (uma nova notícia, post ou comentário) em seu conteúdo e então permitir que o sistema notificado realize ações com relação àquele novo conteúdo.
"O ´ping´ é só o esquema que diz: ei BlogBlogs, o meu blog tem novidades, vem aqui...", explica Lemos.
"O que fazemos é: cada vez que um blog tem um novo post, o BlogBlogs vai lá e indexa o conteúdo dele. Além disso, ele identifica quais blogs estao linkando (referenciando) outros blogs e dá pontos para isto. Ou seja, um blog muito linkado, em teoria, é um bom blog. E isso é usado para trazer os melhores resultados nas buscas", complementa o programador.
Para quem não tem blog
Até para quem não é blogueiro, mas está sempre lendo as novidades na blogosfera, o site ajuda a navegar nos conteúdos. Fazendo um cadastro, é possível organizar os blogs favoritos. Além disto você poderá conhecer um pouco mais sobre os seus blogueiros favoritos e saber rapidamente o que acontece na blogosfera, quais são os assuntos mais comentados e os blogs mais populares.
Basta navegar pelo site e clicar nos blogs que parecerem interessantes. Também pode procurar por palavras chaves (as chamadas ´tags´), pelo conteúdo dos posts, pelas características dos autores ou apenas navegar pelos blogs favoritos de outros usuários ou pelos blogs mais referenciados no ranking.
Interesses comuns
Usuário do BlogBlogs há sete meses, o blogueiro Manoel Netto (
www.tecnocracia.com.br), migrou do Technorati. Ele lembra que chegou ´até a pensar o quanto seria bacana ter um site daqueles por aqui. O Lemos já tinha feito e eu nem sabia´.
Para ele, "o BlogBlogs, além de uma ferramenta que ajuda bastante na divulgação de um blog, pois agrega os artigos, disponibiliza numa listagem categorizada etc, acaba se tornando uma comunidade. Isso que acho bacana, unir pessoas com interesses comuns".
Com a entrada no BlogBlogs, as visitações cresceram e seu site foi bem mais procurado: "como o acesso e o próprio uso do sistema tem crescido, as visitas do BlogBlogs ao meu site também têm refletido nisso. É uma referência mútua, já que no meu site eu apliquei o widget do Blogblogs, que exibe os últimos visitantes cadastrados no site. Quem não conhece acaba clicando para conferir".
"O Blogblogs hoje é o quinto site que mais me envia visitas. Considerando que o primeiro é o Google e o segundo é o Bloglines (leitor de feeds), poderia dizer que é o terceiro", atesta Netto.
"Espero que o site continue crescendo e quem sabe receba um suporte financeiro de investidores. Assim o Manoel coloca uns servidores novos e uns programadores para trabalharem pra ele. Para ele não precisar mais virar noites de insônia".

Nenhum comentário: