Aulas de Música


Um projeto desenvolvido pela Petrobras no Serviluz vai de encontro ao estigma da violência. Jovens de 7 a 24 anos participam de aulas gratuitas de flauta, contrabaixo, violino, violão, guitarra, bateria e teclado.
Ao todo, 207 jovens, de 7 a 24 anos, estão matriculados na Casa Talento Petrobras no Serviluz, onde a violência já virou um estigma. De acordo com o coordenador da Casa no Ceará, Marcos Gomes, alguns alunos ficam maravilhados com a oportunidade de aprender música. "Além de ocupar o tempo, que já é uma vitória grande, o projeto ensina a criança a se profissionalizar e transmite valores como a responsabilidade e a importância da educação", disse o coordenador.

Inscrições


Até o dia 28, a Casa está com matrículas abertas para contrabaixo (4 vagas) e flauta (3 vagas). Não há processo seletivo.

As vagas são ofertadas para toda a Capital. Há até alunos da Região Metropolitana. Além de flauta e contrabaixo, a Casa oferta também cursos de violino, violão, guitarra, bateria e teclado. Caso não haja vaga para o instrumento que interessa, o jovem fica cadastrado e será avisado assim que houver, explica Marcos.
Ao se matricular, o aluno escolhe qual instrumento quer aprender, a partir das vagas ofertadas. A criança tem aula prática e teórica, de musicalização infantil. Já o adulto, além da prática, tem aula de teoria musical. "O curso dura seis meses, mas o aluno pode renovar a matrícula para desenvolver os conhecimentos. Ao final do semestre tem um recital com todos os alunos", diz Marcos. Os alunos com bom rendimento participam da orquestra da Casa. Para o próximo ano, está sendo preparado curso de Lutheria (construção de instrumentos).
Os documentos necessários à matrícula são 2 fotos 3X4, identidade ou certidão de nascimento, fotocópia do comprovante de residência, fotocópia da identidade e do CPF do pai ou da mãe e declaração escolar de 2007 ou certificado de conclusão.

E mais


O projeto Casa Talento Petrobras funciona há cerca de um ano no Ceará. No Rio Grande do Norte, o mesmo trabalho é realizado desde 2000. No Ceará, o projeto recebe um patrocínio de cerca de R$ 175 mil da Petrobras, através da Gerência Regional de Comunicação Institucional.
A violinista Márcia Pires, presidente da Associação Cultural Talento Suzuki e pioneira na implantação do método Suzuki em Natal (RN) é a coordenadora artística e pedagógica e a idealizadora do projeto.


SERVIÇO:

Escola de Música "Casa Talento Petrobras"

Inscrições abertas até o dia 28/09

Horário das inscrições: das 8h às 11h e das 14h às 16h

Local: Rua General Titão, 393 - Serviluz

Nenhum comentário: