Programa de Bolsa de Estudos nos EUA para Tecnólogos

Segue mais uma dica para estudantes universitários que querem uma bolsa para estudar nos EUA . Serão ofertadas 50 (cinqüenta) bolsas para brasileiros a partir de junho/julho de 2008 nas seguintes áreas:

Administração e gerenciamento de negócios;
Turismo e Hotelaria;
Comunicação;
Tecnologia da informação; e
Tecnologias na área de engenharia
DESCRIÇÃO DO PROGRAMA

O CEFETCE e a Comissão Fulbright, responsável pelo programa de intercâmbio educacional e cultural do governo dos Estados Unidos, lançam agora uma nova modalidade de bolsa: a bolsa de estudos nos EUA para tecnólogos. Essa bolsa se destina aos alunos matriculados em instituições de ensino superior, que estão na primeira metade do curso de tecnólogo. O programa foi pensado para quem pretende seguir uma profissão mais voltada para a prática especializada ou com novas tecnologias.
Trata-se de um estágio nos Estados Unidos para enriquecimento cultural e profissional. Todas as despesas escolares, de viagem e estadia são cobertas pela bolsa. O bolsista tem oportunidade única de agregar valor ao seu currículo e adquirir novas habilidades e conhecimentos, não só na área de estudo e profissão escolhidas como também em uma língua estrangeira, pois oferece treinamento intensivo de inglês nos EUA como parte integrante da bolsa. Concluído o programa no exterior, o bolsista volta para continuar seu curso no Brasil, com a possibilidade de aproveitamento de créditos. Com o domínio do idioma e um currículo diferenciado, terá melhores chances de ingressar e se destacar no mercado de trabalho.
O QUE É O PROGRAMA?

O Programa de Bolsa de Estudos nos EUA para Tecnólogos faz parte de uma iniciativa inédita do governo dos EUA com o objetivo de fortalecer a formação e a carreira de tecnólogos em alguns países selecionados, dentre os quais o Brasil. A modalidade oferece um programa de estudos em instituição norte-americana de ensino superior voltada para a formação de tecnólogos, os Community Colleges.
A bolsa inclui curso de imersão em língua inglesa por dois meses nos EUA, seguido de um ou dois anos acadêmicos em um dos Community Colleges que integram o programa. Ao término do programa, o bolsista deverá, obrigatoriamente, retornar ao Brasil e à instituição de origem para dar seguimento ao curso, se possível, com aproveitamento de créditos.
O programa oferecerá até 50 (cinqüenta) bolsas para brasileiros a partir de junho/julho de 2008 nas seguintes áreas:

*Administração e gerenciamento de negócios;
*Turismo e Hotelaria;
*Comunicação;
*Tecnologia da informação; e
*Tecnologias na área de engenharia.

De modo a garantir representatividade nacional no programa, as bolsas serão distribuídas de acordo com a região da instituição onde o bolsista está matriculado:
Região Norte 6 bolsas Região Nordeste 12 bolsas Região Centro-Oeste 6 bolsas Região Sudeste 18 bolsas Região Sul 12 bolsas
Caso o número de bolsas para uma ou mais regiões não seja atingido, a Comissão Fulbright remanejará as bolsas não preenchidas para outras regiões com demanda qualificada.
O QUE SÃO OS COMMUNITY COLLEGES?

São instituições de ensino superior que oferecem uma formação focada na prática profissional, com o objetivo de suprir o mercado de trabalho com indivíduos preparados e habilitados para o exercício de uma carreira tecnológica ou de outra área prática em demanda na sociedade moderna. Originalmente, a função dos Community Colleges era preparar mão de obra especializada para o comércio e a indústria.
Hoje, além dessa função os Community Colleges oferecem aperfeiçoamento e especialização de profissionais que já trabalham com as novas tecnologias e que, para competir no mercado de trabalho ou para garantir a competitividade da organização em que trabalham, precisam ampliar, diversificar ou aprofundar suas habilidades.
Os Community Colleges acompanham o desenvolvimento do mercado de trabalho e procuram antecipar suas necessidades oferecendo cursos em áreas de grande potencial. Para mais informações, consulte os sites
www.aacc.nche.edu e www.communitycollegeUSA.com.
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA A INSTITUIÇÃO DO BOLSISTA?

*Fazer parte de uma experiência inovadora para o intercâmbio cultural e acadêmico;
*Inserção internacional;
*Oferecer um diferencial inédito para os alunos e a comunidade;
*Contribuir para o aperfeiçoamento dos profissionais brasileiros;
*Aporte de experiência e relacionamento com a Comissão Fulbright e Community Colleges nos EUA; e
*Dispor de um instrumento para estreitar as relações com os Community Colleges.
QUAIS OS BENEFÍCIOS PARA O BOLSISTA ?
*Oportunidade de se dedicar exclusivamente ao estudo e aprendizado durante um período de um ou dois anos, em função da área;
*Aprendizado do inglês em situação ideal, combinando o estudo formal com a vivência no país onde se fala o idioma;
*Possibilidade de acesso a cursos específicos para sua área que, por ventura, ainda não estejam disponíveis no Brasil;
*Experiência internacional;
*Oportunidade de conhecer a prática profissional de sua área nos EUA;
*Possibilidade de aproveitamento de créditos em sua instituição de origem; e
*Obtenção de Certificate e Associate Degree, para os bolsistas com um ano e dois de estada nos EUA, respectivamente.
EM QUE CONSISTE O AUXÍLIO CONCEDIDO PELA BOLSA ?

*Curso de inglês com duração de até dois meses nos EUA, dependendo do nível de conhecimento prévio de inglês do bolsista;
*Alojamento e alimentação durante o período dedicado ao estudo de inglês;
*Taxas escolares no Community College selecionado;
*Auxílio mensal para cobrir as despesas de estadia durante o programa;
*Transporte de ida e volta aos EUA; e
*Seguro Saúde.

A Fulbright não cobre despesas com familiares do bolsista. Todas as despesas decorrentes da presença de dependentes nos EUA são de inteira responsabilidade do bolsista sendo o valor da bolsa suficiente para a manutenção apenas do próprio aluno.
QUEM PODE SE CANDIDATAR?

Os interessados em se candidatar ao programa deverão atender os seguintes requisitos:
*Possuir nacionalidade brasileira e não ter nacionalidade norte-americana;
*Estar matriculado em curso de tecnólogo de uma instituição reconhecida pelo MEC em uma das seguintes áreas: Administração e Gerenciamento de Negócios; Turismo e Hotelaria; Comunicação; Tecnologia da informação; e Tecnologias na área de engenharia;
*Concluir 25% ou 50% do curso, até o final de 2007;
*Ter nível de proficiência em inglês mínimo como estabelecido pela Comissão Fulbright, conforme item 7.
COMO SE CANDIDATAR?

Para se candidatar o interessado deverá enviar os seguintes documentos, todos por e-mail, para o endereço
cc@fulbright.org.br, colocando o nome completo, sem abreviaturas, no campo de assunto da mensagem:
*Documento de identidade com foto, escaneado;
*Histórico escolar, escaneado;
*Certificado do teste de inglês, escaneado; e
*Formulário devidamente preenchido, em inglês, disponível em
www.fulbright.org.br
COMO É O PROCESSO DE SELEÇÃO?

A seleção dos bolsistas se dará em duas Fases: Nacional e Internacional.
Fase Nacional:

Nesta fase, o candidato deverá enviar por e-mail à Comissão Fulbright, todos os documentos relacionados no item 6. Só serão aceitas candidaturas que atendam os requisitos acima.
O nível de inglês do candidato será avaliado por intermédio do TELP - Test of English Language Program. O candidato deverá obter um resultado mínimo de 80 pontos. O teste TELP é aplicado nos Centros Binacionais, vide endereços na tabela no fim destas instruções. Os candidatos que não estejam próximos a um Centro Binacional deverão, neste caso, entrar em contato com nosso escritório de orientação educacional, pelo telefone (21) 2511-7291 ou fulbrightrio@fulbright.org.br para mais informações sobre como proceder para a realização do teste de proficiência de língua inglesa. Só serão aceitas candidaturas que apresentem o TELP ou similar, de acordo com as orientações fornecidas pela própria Comissão Fulbright.
A Comissão Fulbright receberá as candidaturas e selecionará aqueles que serão entrevistados. Os aprovados na entrevista serão indicados e passarão para a Fase Internacional.
Fase Internacional:

Nesta etapa, os candidatos aprovados na entrevista serão orientados pela Comissão Fulbright para a realização do TOEFL - Test of English as Foreign Language. A pontuação mínima exigida é de 52/53 pontos no iBT (Internet Based Test), 150/153 no CBT (Computer Based Test) or 475 no PBT (Paper Based Test). A Comissão Fulbright arcará com todos os custos relativos à realização do teste TOEFL.
A Comissão Fulbright selecionará dentre os candidatos aprovados na entrevista, com o índice mínimo exigido para o TOEFL, os 60 estudantes que terão suas candidaturas enviadas para o comitê nos EUA que administra o programa. Este comitê analisará as candidaturas enviadas pelos seis países participantes do programa (Brasil, África do Sul, Egito, Indonésia, Paquistão e Turquia) e escolherá os 50 brasileiros que participarão do programa. Os outros 10 candidatos ficarão na condição de suplentes e poderão receber a bolsa em caso de algum impedimento dos candidatos recomendados.
CRONOGRAMA

*01 de outubro de 2007: data limite para envio das candidaturas para a Comissão Fulbright; Até 01 de novembro de 2007: realização das entrevistas com todos os candidatos selecionados;

*Até 08 de novembro de 2007: divulgação da relação dos candidatos aprovados na entrevista que terão que realizar o TOEFL para serem nomeados para a seleção internacional;

*Até 31 de dezembro de 2007: divulgação dos 60 candidatos que terão suas candidaturas enviadas para os EUA;

*Abril/maio de 2008: resultado final da Fase Internacional, com a indicação dos 50 bolsistas e 10 suplentes;

*Junho/julho de 2008: início do programa de treinamento da língua inglesa nos EUA;

*Agosto/setembro de 2008: início das atividades no Community College; e

*Maio/junho de 2009 ou maio/junho de 2010: término das atividades no Community College.
INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Para esclarecer dúvidas e obter mais informações, dirija-se à Comissão Fulbright no endereço, cc@fulbright.org.br, telefone: (61) 3248-8600, ou dirija-se ao Prof. Gutenberg Albuquerque, Assessor para Assuntos Internacionais do CEFETCE, gutenberg@cefetce.br.
Local e Contato para Realização do Test of English Language Proficiency-TELP :
FORTALEZA – Marcos Norelle
Instituto Brasil-Estados Unidos – Ceará
Rua Nogueira Acioly, 891 – Centro
60.110-040–Fortaleza,Ceará
Tel/Fax: (85) 4006-9941
Fonte: CEFET - CE

Um comentário:

enfermagem disse...

por favor alguem me ajude gostaria de um dia poder estudar biomedicina mais ñ tenho condiçoes
por favor me ajude.