HOMEM ARANHA 3

Oi gente desculpa mais uma vez a falta de compromisso, mas tá dificil essa dura de assaliada e estudantes..rsrsrsmas é assim mesmo!Hoje chega as telas dos cinemas em todo o Brasil O HOMEM ARANHA 3, uma super produção de teve um dos orçamentos mais gordos já vistos no cinema: insanos 258 milhões de dólares.Li uma crítica no site do Omete sobre o filme que me fez pensar no que ele falou:"O maior erro de Homem-Aranha 3 é primário e encontrado em grande parte dos filmes de Hollywood: a necessidade de amarrar obsessivamente todos os personagens e obrigatoriamente inseri-los dentro do arco narrativo. Mania de curso de roteiro do tipo "receita de bolo" (quem já leu qualquer coisa do Syd Field sabe do que estou falando), em que todos os personagens precisam partir de um ponto e chegar noutro, aprender alguma coisa, crescer. Diabos, por que eles não podem passar o filme inteiro sem aprender coisa alguma? Por que todos os antagonistas têm que dividir núcleos dramáticos? "O pior é que ele está certo, grande parte dos filmes de Hollywood existe essa necessidade tirar uma lição para nossa vidas (não que isso não seja bom), mas estamos tratando de personagem criados ou seja que não existe na realidade, então por que eles sempre tem q dar uma lição de moral??. Quem realmente acompanha as edições das revistas semanais sabe que a realidade não é essa passamos mais tempo tentando descobrir o que vai acontecer com os personagens do que com a realidade da sociedade. Estes filmes foram criados para podermos viajar nas imagens, imanaginação do roterista..... Enfim... Vamos ao que interessa. Existe um ponto do filme que é falho, ele chega a fazer "retcon" na história da série.A palavra, pra quem não faz parte do nosso restrito mundinho nerd, diz respeito às "correções de continuidade" quando a origem ou o passado de um personagem não se adequam a uma necessidade narrativa contemporânea e roteiristas dão um "jeitinho", geralmente safado, de alterá-la. Sam Raimi, seu irmão Ted e Alvin Sargent fazem exatamente isso em Homem-Aranha 3, mexendo lá atrás, na morte do Tio Ben, que estava tão bem resolvida no primeiro filme. E o público ficou estúpido repentinamente?
Isso não significa, porém, que Homem-Aranha 3 não agrade por diversos outros aspectos - estéticos principalmente. A dinheirama sobra na telona, com efeitos especiais de cair o queixo nos nada menos que três novos vilões. O Homem-Areia (Thomas Haden Church), apesar de psicologicamente não chegar aos pés do saudoso Doutor Octopus (Alfred Molina, no segundo filme), dá um show de estilo. Sua transformação é sensacional, bem como seus agigantados arroubos de fúria granulada. Venom, o aguardadíssimo "Aranha do mal", está igualmente perfeito, idêntico aos quadrinhos. Menos interessante é o Novo Duende (James Franco), mas a cena de pancadaria aérea entre ele e o Amigão da Vizinhança é das melhores do filme - talvez da própria trilogia.
Mas fica aqui a minha dica para assistirem O Homem Aranha 3, pois mesmo com as críticas é sempre bom ver Peter Parker voando pelos prédios e relembrar em nossa imaginações um dos melhores personagens do Marvel!!


Nenhum comentário: