PERSONAL PEREGRINO


Você em alguma promessa que fez a algum santo de devoção e ainda não cumpriu? Não se preocupe seus promelhas acabaram, chegou o PERSONAL PEREGRINO (não é das organizações tabajara..rsrs). Esse mundo é muito louco mesmo, onde a idéia mais "absurda" pode se tornar realidade. Eu admiro realmente quem tem esse dom de inventar as coisas "que geralmente não são pensadas". Na Revista Piaui foi relatada uma matéria sobre um angolano Carlos Gil, de 42 anos, é programador de informática e personal peregrino. Por 2 500 euros, topa sair do conforto do lar — uma casa de classe média alta em Cascais — e peregrinar sozinho por dias a fio até o santuário católico de predileção do penitente faltoso. O pagamento não pode ser facilitado. Deve chegar integralmente antes de Gil dar o primeiro passo, por transferência bancária ou cartão de crédito. O cliente escolhe. São os recursos do moderno sistema financeiro a serviço de uma profissão que vem da Idade Média.


Desde 2003, quando estreou no ramo lançando-se na internet, a maioria de seus clientes o envia ao santuário mariano de Fátima. O santuário fica a 160 quilômetros de distância da porta da casa de Gil. “Na verdade, são uns 50 mil passos por dia”, corrige o peregrino, que costuma demorar sete dias para vencer o trajeto de ida.


Cada peregrinação só pode corresponder a uma única promessa e a um único cliente. “Não aceito fazer pacotes”, Gil assevera. Discrição absoluta também faz parte do negócio. O peregrino tem por regra jamais perguntar qual foi a graça recebida nem a razão pela qual o fiel descumpriu o prometido. Gil faz questão de esclarecer que a penitência é do outro, não dele. “Não me deixo ferir nem entro em sofrimento. Para mim, peregrinar é uma coisa, pagar penitência é outra. Se me doem os pés ou os joelhos, eu paro, me sento, tiro as botas, estico os pés à sombra e descanso o tempo que for necessário. Minhas peregrinações são de reflexão”, explica. “Se me entregar ao padecimento, a reflexão é prejudicada.”


Se quiser ler mais sobre esse post acesse aqui. Sempre que puder vou estar colocando aqui este tipo de assunto, pois acho interessante como o ser humano é criativo, e pode usar esse dom para benefício próprio.

Nenhum comentário: