TRABALHE E ESTUDE NOS EUA!!



Oi Gente! Eu já recebi muitos e-mails com a seguinte frase: " Estude e Trabalhe nos EUA", mas quandoo você entra no site da Instituição percebe que as informações são muito restritas, quando me refiro "restritas" estou querendo dizer que você encontra uma série de fotos e informações, mas o que você realmente quer saber, precisa encaminha-se até uma instituição mais próxima. Como tempo é algo muito precioso hoje em dia, resolvi pedir a uma amiga minha (que realmente estuda e trabalha fora do Brasil) a responder como foi todo o processo dela ir a umas dessas Instituições até todos os preparativos para a viagem. Aproveito para agradecer a Marcilene a disponibilidade de ter respondido todas as perguntas que julguei interessantes para postar para vocês. Espero que gostem!!


1) O que fez você se interessar para ir para fora do Brasil?

R.: Eu fiquei interessada quando vi que em muitas áreas, inclusive na minha que e Letras, e dado um valor especial a quem tem esperiência no exterior. Na época nem entendia muito bem, achava que era por causa do idioma em si, mas agora percebo que e por causa da independência que se desenvolve quando não temos tudo tão fácil quanto quando estamos em nossso país com nossos amigos e família por perto.

2) Quando você teve certeza de que era realmente isso q você queria?

R.: Quando conversei com um amigo comentando uma vontade de fazer um intercâmbio e ele me fez a seguinte pergunta: O que te e impede de ter uma experiência dessas? Parei para pensar e percebi que a resposta era “nada”, o intercâmbio que escolhi tanto e um dos mais acessíveis quanto eu preenchia quase todos os pré-requisitos e os que eu ainda não preenchia não eram difíceis de conseguir como, por exemplo, tirar carteira de motorista.

3) Que programa você procurou para poder viabilizar essa viagem?

R.: O intercâmbio como Au Pair que e uma expressão francesa que significa “ao par” ou “par” e muito famoso em vários países, mas tem destaque pelo número de participantes aqui nos Estados Unidos. Trata-se de trabalho remunerado como babá (e a melhor palavra brasileira pra entender o nosso trabalho), moradia e alimentação na casa de uma família e estudos. Eu pesquisei em duas grandes agências em Fortaleza que são a STB e a EF.

4) Quanto você pagou?

R.: Essa e uma parte um tanto complexa, eu paguei um valor que pode variar, na maioria das vezes pra menos, de acordo com cada participante. Mas vamos por partes:
a)
Gastos com documentação, habilitação para dirigir nacional (R$500.00) e internacional (R$73.00) e passaporte (R$90.00 na época);
b) Gastos com seleção e colocação por uma agência, a STB (US$980.00) mas esses valores quase não variam para os da EF.);
c) Gastos com visto que também variam se a pessoa mora ou não em uma cidade que tem consulado e o quão longe fica do consulado mais próximo.
Agendamento de entrevista (R$38.00)
Taxa consular (US$100.00)
Taxa para visto de trabalho, quando for aprovado (US$40.00)
Hospedagem, alimentação e passagens aéreas para entrevista em Recife-PE (R$360.00 aproximadamente)

Somando da R$1,061.00 + US$1,120.00.
Nao esquecendo de que a indicação e de que se traga ao menos uns US$350.00 para passar os quatro dias de worshop em New York (para quem vem para os EUA), o que não e um gosto para o programa, na verdade você pode gastar ou não esse dinheiro por que a hospedagem, café da manhã e almoço estão inclusos no programa, você determina onde vai jantar ou fazer umas comprinhas ou fazer um tour...

5) Existe alguma possibilidade de ganhar bolsas? Você tentou?

R.: A possibilidade que eu tive de economizar foi em relação a agência. Em 2006 a STB – Student Travel Bureau organizou um concurso de redação em alguns estados e o Ceará participou. Você tinha que fazer uma redação para a família americana explicando por que queria ser uma Au Pair e a vencedora (esse programa não esta disponível para homens no Ceará) de cada estado ficava isenta do valor de US$980.00 (R$2,224.60 na época) e graças a Deus eu venci. Não sei se esse ano vão repetir esse concurso por que foi inédito, mas espero que sim.

6) Você acredita que essa é a melhor forma de conseguir uma experiência fora do Brasil?

R.: Sim, tanto por ser mais acessível financeiramente como por que você tem uma familia aqui tambem o que faz voce poder ter uma experiência de intercâmbio completa e no entanto confortável. Sem contar que e um programa legal e que e apoiado pelo governo e ainda o uso de uma agência colocoradora ajuda muito em relação ao visto.

7) O que seus pais acharam dessa decisão?

R.: Moro apenas com minha mãe, no início ela se preocupou muito achando que era algo ilegal, mas expliquei como funcionava tudo e acho que ela entendeu ou pelo menos aceitou o que ja ajudou muito. Acho que agora, depois de um mes por aqui, e sempre mantendo contato, ela se sente mais segura de que estou bem.

8) O que você sentiu quando soube que ia para fora do Brasil?

R.: Ansiedade, alegria pelo novo que estava por vir, tristeza pela saudade que ia sentir e muita vontade de aproveitar melhor cada dia antes da vinda, sabia que ia passar um ano sem tudo o que deixei, e foi o que fiz.


9) Hoje em dia depois de ter viajado, Como você se sente? Esta gostando?

R.: Estou aproveitando tudo, principalmente as diferenças. Os Estados Unidos são enormes assim como o Brasil então sabia que existiam diferentes realidades, mas posso dizer que sou muito abençoada por estar como uma família linda, num lugar lindo levando uma vida maravilhosa.

10) O que você faz no seu dia a dia?

R.: Acordo as 7 da manhã e ajudo as crianças com o café da manhã e a manterem tudo pronto para o dia e levo Peter(8) e Audrey(6)para a escola. Brinco com Stephanie(2) até 12:00 que pode ser levar pro parque ou pra biblioteca ou pra um riacho, ela adora água e animais. Depois de almoçar Stephanie tira uma soneca e eu tenho 2 horas pra resolver minhas coisas ou pra relaxar. 15:00 pego os meninos na escola e após um lanche os levo para play-dates ou natação ou Kumon ou dança ou piano... eles são bem ocupados. 18:00 e hora de jantar e relaxar e também tenho meus fins de semana livres!

11) A cidade é aquilo que você imaginava?

R.: E melhor do que eu esperava. Eu tinha olhado antes no Google Earth (fotos via satálite), no site da cidade e perguntado pra amigos americanos sobre Moraga-CA mas quando cheguei e vi o quao verde e a cidade fiquei deslumbrada. E uma cidadezinha na Califórnia mas fica a 20 minutos de San Francisco e tem tudo que a gente precisa, tem que dirigir e verdade, mas nada mais que 12 minutos pra por exemplo levar os meninos para todas as suas atividades, sem contar que e uma cidade super segura e que o clima por aqui nao e tão frio de ter que dirigir sobre a neve e nem tão quente de não poder sair de casa, o ano todo deve ser temperatura minima de 2ºC e maxima de 38ºC.

12) Você já sentiu alguma dificuldade de adaptação?

R.: Em alguns atendimentos tanto públicos quanto privados as pessoas as vezes falam muito rápido, mas nada que de pra chorar como já ouvi casos de dificuldade de adaptação. Na verdade há pouca coisa que uma conversa não resolva. Voce não deve ter medo de fazer valer seus direitos de pessoa que paga impostos assim como no Brasil. Você ve um preço anunciado em super mercados por exemplo, entao deve lembrar de acrescentar 8.5% do valor antes de decidir comprar por que e assim que e cobrado, na notinha vem o valor do produto mais o imposto e e bom porque assim ninguám esquece o quanto paga de impostos, ou melhor, por que nao cobrar por eles.

13) Como é sua família?

R.: É bem grande, meus Host parentes (pai e mae), 3 (três) crianças, um recém-nascido e eu, somos sete, quando vai sair todo mundo junto e uma festa. Minha família e muito carinhosa, brincalhona e ativa. O pessoal por aqui esta em constante atividade. Quem dorme mais e Ian o baby, o resto nao para e eu estou pegando o jeito. As três crinças tem um horário ocupado como falei, Stephanie e a que passa mais tempo comigo, Mônica, a mãe, e bioquímica mas esses período tem que ficar muito com Ian, ele precisa muito dela, não tem nem um mês de vida e Mark, o pai, e anestesista, trabalha muito mas sempre encontra um jeito de ficar com as crianças. Eles também tem hábitos saudáveis como alimentação e esportes e realmente me tratam como parte da família, me incluindo em tudo isso e estão sempre preocupados comigo. Eu me encacho perfeitamente como uma irmã mais velha que recebe uma mesada por minha responsabilidade pelos irmãos menores.

14) Você aconselharia a alguma pessoa seguir os seus passos?

R.: Claro, mas tem que partir em muito da própria pessoa, tudo que se faz com vontade fica bem feito. Esse esta sendo o melhor intecâmbio pra mim, uma experiência maravilhosa, e claro que aconselho!

15) Tem alguma dica para quem quer ter uma trajetória parecida com a sua?

R.: Força de vontade, determinação e pensamento positivo, se decidiu que quer ser Au Pair, coverse com pessoas que estão ou foram bem sucessedidas e apenas leia e/ou investigue casos de pessoas que nao se sairam bem. Use ambas para sua pre-experiência, mas aproxime-se apenas das positivas, para não se contaminar com bobagens.

Um comentário:

Unknown disse...

Ótimo artigo!! Com os detalhes e valores fica bem mais fácil!
Obrigada meninas! :*